quinta-feira, 9 de junho de 2011

De onde viemos?

De onde viemos?
Parece que o ser humano mais velho encontrado no mundo foi na áfrica. Uma mulher. A grande mãe de todos nós. Uma Eva Africana.
Todos, portanto, temos uma Matriz daquele continente. A partir de então, grandes correntes migratórias deixaram o continente pelo norte, alcançando o extremo oriente, Oriente Médio - berço das civilizações antigas - a Escandinávia e a Europa.
As civilizações foram se adaptando aos seus habitats naturais e adquirindo características próprias; os orientais com pele amarelada e olhos mais puxados, os escandinavos com pele, olhos e cabelos mais claros em decorrência dos dias frios e escuros; Os médio orientais e africanos com a pele escura, olhos e cabelos negros, para se protegerem do clima equatorial ensolarado.
Entretanto, a busca pela terra prometida inquietava a alma humana e as grandes migrações, em busca do Shangri-la, continuaram. Os extremo orientais atravessaram o estreito de Bering, quando por lá ainda havia terra, e chegaram ao extremo norte do continente americano, trazendo os genes do rosto arredondado e dos olhos puxados para os futuros indo-americanos. Por isso, os colonizadores das américas, há trinta mil anos atrás possuiam aquelas características fenotípicas.
Como o passar dos anos a América do sul foi invadida por estas populações indo-americanas semeando este gene oriental por toda parte.
Mas quem pensa que apenas o caminho do estreito de Bering foi a rota das migrações, saiba que estudos recentes descobriram crânios na cidade de Lagoa Santa, nas Minas gerais, datados pelo carbono quatorze, de mais de quinze mil anos, com características negróides e não mongolóides, como se pensava; Fortalecendo uma nova hipóteses de que grupos populacionais chegaram à américa do sul diretamente da áfrica ou até Austrália. A propósito o crânio foi de outra Eva, batizada de Luzia.
Isso nos faz pensar que a Africa nos batizou quatro vezes. Através da Eva, nos primórdios das civilizações há cento e cinquenta mil anos atrás; Logo após, pelos seus descendentes orientais, através do estreito de Bering, há cinquenta mil anos, e por grupamentos populacionais vindo diretamente da áfrica para a América do Sul há quinze mil anos.
O quarto movimento migratório - agora não mais espontâneo, foi o tráfico de escravos, em que milhares de negros vindos do continete Africano desembarcaram nessas terras para trabalhar nas fazendas.
Assim, somos negros quatro vezes....
De onde viemos? Nós não viemos, nós somos a África.
J.J.Abbud.

Nenhum comentário: